Fotografia: Câmara de Lousada

O atleta Luís Gil venceu, pelo terceiro ano consecutivo, a 100K, uma organização da 100K Portugal em colaboração com a Câmara de Lousada e pelo Grupo Dramático e Recreativo de Retorta. O atleta da Decathlon Maia concluiu a prova com o 07h35m04s.

Os atletas Arturo Rey, com o tempo de 9h15m32s, e Ramin Madani,com o tempo de 9h38h44s, cortaram a meta em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Recorde-se que o evento desportivo foi composto pela ultramaratona (100 km) – Individual, Ultramaratona (100 km) – Estafeta de 4 atletas, Maratona (42,195m) – Individual e a prova de 10k (10 km) – Individual.

No sector feminino, Elena Iabanji, da GO Runners / Outpro Store, foi a primeira a passar a recta da meta com o tempo de 11h39m28s, seguida de Raquel Vasconcelos, da “No Tomorrow Running Team”, com o tempo de 12h57m46s e Ana Xavier, também da “No Tomorrow Team”, com o tempo de 14h24m43s.

Fotografia: Câmara de Lousada

Luís Gil destacou o facto nas últimas três provas tem vencido sempre em Lousada.

“Tenho sido sempre feliz em Lousada. As coisas têm corrido bem, não só pela classificação, mas também porque não saio lesionado, o que é óptimo”, disse.

Citado em comunicado, o vencedor da 100k revelou, também, que gosta este tipo de provas, em  pista, em terra batida e asfalto.

“Para além disso, também temos a subida, a descida, o plano, que confere características únicas, e que só quem é mesmo forte consegue aguentar algo semelhante”, frisou.

Publicidade

Na prova de estafetas, o primeiro lugar foi atribuído ao Grupo Dramático e Recreativo da Retorta 1, formação constituída pelos atletas Tiago Lisboa, Vitor Barbosa, Tiago Pinto e Filipe Silva que  concluiram o trajecto com o tempo de 6h32m18s. O segundo posto foi para a equipa Isabel Herrero (equipa constituída por Carlos Rodriguez, José Crespo, Paulo Machado e Patrícia Dieguez) e o em terceiro lugar foi para os Veteranos do Porto, formação constituída por Paulo Fernandes, José Ferreira, Mário Coelho e José Pires.

Na Maratona, Adelino Silva, do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, foi o melhor com o tempo de 3h11m45s, seguido de Telmo Reis, do Lousada Runners, e João Oliveira, do Chaves Running Team  – Associação Desportiva Dragões de Chaves. Nas senhoras, a melhor foi Mónica Ferreira, da Chaves Running Team – Associação Desportiva Dragões de Chaves.

Na prova dos 10 km, uma novidade neste edição,  Hélder Oliveira, individual, seguido de Amadeu Rocha, do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta e Luís Bessa, do FC Vizela.  Catarina Neves venceu nos femininos.

Fotografia: Câmara de Lousada

O vereador do Desporto, António Augusto Silva, fez um balanço positivo da edição deste ano e realçou o facto da competição ter contado com cerca de 300 atletas nas três modalidades que compõem estes 100K.

“Estiveram presentes atletas de nove nacionalidades. Temos cada vez mais pessoas de Lousada a correr e mais pessoas a participar nas provas que se realizam em Lousada. O facto de nós termos o circuito Lousada a Correr, em que as provas pontuam para esse circuito faz com que muitos dos atletas participem para poderem pontuar”, expressou.

Participaram nesta edição atletas de várias nacionalidades para além da portuguesa. Assim, estão inscritos atletas da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Moldávia e Polónia.

Antes de ser dado início à prova foi feita uma homenagem, a título póstumo, à atleta Analice Silva, com o dorsal honorário número 1.