A Câmara de Lousada anunciou que vai reforçar as medidas de apoio às famílias e economia.
O investimento, diz o presidente da Câmara, ronda os 150 mil euros, que acresce às ajudas que já têm sido dadas à população e instituições.
Pedro Machado adianta que hoje assinou um despacho que prevê várias medidas.
Desde logo, a isenção do pagamento das taxas devidas pela ocupação do domínio público com esplanadas, a redução em 50% do valor das taxas devidas pela ocupação dos lugares de terrado na feira municipal, do valor das taxas devidas pela ocupação das lojas do mercado municipal e das instalações propriedade da Autarquia e das rendas ou contra-prestações decorrentes do arrendamento comercial de instalações propriedade da autarquia.
Será ainda isentado o pagamento pela utilização dos lugares de estacionamento na via pública nas Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, com início nas 0h00 do dia 16 de Novembro de 2020.
A todos os consumidores domésticos do serviço de abastecimento de água e saneamento será aplicado o tarifário previsto para as “Famílias Numerosas”, com efeitos nas facturas dos meses de Novembro de 2020 até Março de 2021. Segundo o autarca será ainda aplicado a todos os utilizadores não-domésticos do serviço de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos o “tarifário social” previsto para os “utilizadores não-domésticos”, mediante requerimento do utilizador, com efeitos nas facturas mesmos meses.
“Caso se trate de estabelecimentos de restauração e/ou bebidas, acresce à medida anterior a isenção do pagamento das tarifas de disponibilidade do serviço de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, mediante requerimento do utilizador”, nas facturas de Novembro (2020) a Março (2021).
No comunicado emitido, Pedro Machado salienta que reuniu com uma série de empresários do sector da restauração e prometeu “tudo fazer junto das entidades centrais para corresponder ao forte impacto financeiro que estão a sentir, juntamente com todos os outros empresários e famílias lousadenses”.