Já estão em vigor “dois novos e importantes regulamentos ambientais que visam proteger os valores naturais e melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes” de Lousada.
Trata-se, informa a Câmara Municipal, do Regulamento da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, documento que apresenta os objectivos desta área, os seus limites, órgãos de gestão, bem como os actos e actividades condicionados e interditos.
“O Regulamento é aplicável aos 1609 hectares das oito freguesias abrangidas pela área protegida”, descreve a autarquia.
Já vigora também o Regulamento Municipal de Gestão de Arvoredo e dos Espaços Naturais do Município de Lousada, cujo principal objectivo “é proteger as árvores de grande porte do concelho – os Gigantes Verdes –, bem como outra vegetação de relevante valor para a conservação da natureza, de abates, podas ou outras intervenções danosas”. Este Regulamento aplica-se a todo o território concelhio, em áreas públicas e privadas.
Ambos podem ser consultados na página de internet da autarquia e serão, brevemente, apresentados em sessões públicas para que “todos os munícipes tomem conhecimento das normas aplicáveis e se envolvam também na protecção da herança natural”, diz nota de imprensa.