A edição de 2025 do Folia – Festival Internacional e Artes do Espetáculo vai ter início no dia 25 de Abril, com o concerto de Ana Lua Caiano, no Auditório Municipal, pelas 21h30.
A artista venceu o prémio “Melhor Artista Solo”, nos FuturAwards 2025, atribuídos por votação do público e “tem conquistado palco atrás de palco com a sua fusão única de tradição e eletrónica, e agora traz ao festival a energia vibrante que a distingue”, refere o Jangada Teatro, na sua página. Ana Lua Caiano também foi nomeada em várias categorias, incluindo “Melhor Disco Nacional”, “Melhor Atuação ao Vivo” e “Melhor Teledisco”, sendo uma das artistas mais originais da nova música portuguesa.
Ainda no âmbito do Folia, e no dia 26 de abril, está marcada a apresentação do livro “Que coisa é um alguidar?”, de J. Carlos Teixeira, nas Casas do Souto, em Macieira.
No domingo, 27 de abril, sobe ao palco do Auditório Municipal, a peça “O Rei e as Moscas”, do Historioscópio. No dia 28 o Teatro das Beiras apresenta “A Festa” e no dia seguinte vai ser exibido o filme “Balas & Bolinhos: Só mais uma coisa”, seguido de uma conversa com atores. No dia 30, quarta-feira regressa o teatro com “Retro – A Viagem” de Aquella Companhia. As iniciativas vão realizar-se no Auditório Municipal de Lousada.
Até final do Folia vão ainda ter lugar espetáculos de teatro, música, circo, oficinas, dança e recital de poesia e música, entre outros.
Os bilhetes estão à venda no Auditório Municipal, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00, e na página do Jangada Teatro.