O Governo vai decretar o fecho de todas as escolas, creches e ATL, a partir de segunda-feira. Os estabelecimentos de ensino ficarão encerrados até ao final do mês de Março. Seguem-se as férias da Páscoa e medida será reavaliada a 9 de Abril.
Recorde-se que as escolas de Lousada já encerraram na passada segunda-feira, devido ao foco de infecção de COVID-19 que se registou no concelho.
As Câmaras de Paços de Ferreira e Valongo já estavam a exigir o fecho dos estabelecimentos de ensino. A autarquia pacense dizia mesmo que ia avançar com o fecho quer o Governo o decretasse ou não. A de Valongo exigiu essa medida hoje depois de serem registados os primeiros dois casos de infecção no concelho. Na região, encerram também as escolas de Paredes e Penafiel.
O primeiro-ministro anunciou ainda outras medidas que passam pelo encerramento de discotecas e estabelecimentos similares, limitação das visitas a lares e centros de dia em todo o país, restrições nos centros comerciais e serviços públicos, com limitação de frequência, e limitação para um terço da lotação dos restaurantes. António Costa anunciou ainda que o Governo vai criar um “mecanismo especial” para assegurar a remuneração parcial, para os trabalhadores que precisam de ficar em casa a tomar conta das crianças ou pessoas idosas doentes.