O projeto ‘Let’s Remove Barriers’, Vamos Remover Barreiras, levou alunos de Educação Especial, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, de Nogueira e Lustosa, Lousada, à Grécia.

Assim, entre os dias 19 e 25 de maio, três alunos, acompanhados de três professores, tiveram como missão”levar a cabo quatro experiências relacionadas com a sustentabilidade e aproveitamento de recursos: produção de energia limpa, filtragem de água, conservação da biodiversidade e cidades inteligentes”.

As sessões tiveram lugar na Universidade Nacional Kapodistrian de Atenas, Escola de Educação Física e Ciências do Desporto, com parceiros da Grécia, Turquia e Macedónia do Norte.

O desporto teve também um dia dedicado, por ser uma atividade recomendada a todas as idades e a todos os alunos. Foram praticados vários jogos tradicionais e atividades de perceção do corpo, de coordenação e orientação bem como outras aptidões básicas físicas e motoras, revelou o agrupamento.

A componente cultural e recreativa esteve também presente, através de visitas à Acrópole, à Biblioteca Nacional de Atenas e à “Riviera de Atenas”.

Os alunos também realizam sonho de andar de avião. “Foi muito bom poder andar pela primeira vez de avião, foi um sonho realizado”, referiu Beatriz Pinheiro, do 12.º ano, citada na nota de imprensa.

No ano letivo que agora termina, este programa proporcionou ainda a saída de Portugal, durante uma semana cada, a 51 alunos de vários anos de escolaridade, do 6º ao 12º. Foram acompanhados, em momentos diferentes, por 14 professores.

“Também recebemos, em famílias de acolhimento, alunos de Espanha, Itália e Lituânia. Experiências inesquecíveis para alunos e famílias que os receberam. No próximo ano, estaremos a fazer o mesmo com mais alunos, assim o aproveitem”, disse o professor Paulo Costo, um dos coordenadores do projeto.