A formação é cada vez mais importante para quem trabalha diariamente com os alunos”, porque precisa de ter “mais conhecimentos”, de forma a “desempenhar melhor as suas funções”. A mensagem foi deixada por Augusto Santos Silva, vereador com o pelouro da Educação, durante as Jornadas Pedagógicas, dirigidas a Pessoal Não Docente, que decorreram no auditório da Escola Secundária de Lousada, e que foram subordinadas ao tema “Ajuda e Educar”.
A autarquia local e o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE) foram os responsáveis pelos trabalhos que tiveram como tema visaram temas como principal os Primeiros Socorros na escola. Porque é necessário adquirir conhecimentos que “permitam contruir uma imagem de qualidade da escola”, ao mesmo tempo que se destaca o papel que os funcionários devem assumir nesse contexto”, reforça a autarquia, em comunicado.
O vereador salientou ainda que os funcionários ”sempre estiveram na linha da frente de actuação desde o início da pandemia, tendo sido de extrema importância o seu trabalho”. Também agora, com “a guerra na Ucrânia e o aumento da inflação, que vão acarretar efeitos menos positivos para as famílias e, por consequência, para as vivências dos alunos”, o trabalho destas pessoas assume “grande relevância”.
Para além disso, a transferência de competências da Educação para o município, assim como as obras que estão a decorrer em vários estabelecimentos de ensino do concelho, e que vão “proporcionar melhores condições” para o mundo escolar também elevam a fasquia de se apostar na formação de pessoal, disse ainda.
Participaram nas jornadas o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III – Vale do Sousa Norte e os Bombeiros Voluntários de Lousada.
A manhã iniciou-se com a apresentação sobre os “Princípios gerais de primeiros socorros”, “Alergias e intolerâncias alimentares” e “Choques anafiláticos”, bem como as diferentes formas de atuar.
O último tema apresentado de manhã foi a “Diabetes Mellitus e alteração da glicemia”, tendo sido reforçado que é indispensável saber cuidar de alunos diabéticos e da importância de criar nas escolas espaços inclusivos.
A tarde começou com uma palestra prática acerca do Suporte Básico de Vida e Obstrução da Via Aérea pelo subchefe dos Bombeiros Voluntários de Lousada, Roberto Costa.
As jornadas terminaram com os mitos sobre os Primeiros Socorros e com um esclarecimento de dúvidas em geral, respondidas pelas palestrantes.