Quem não tem uma bicicleta que já não usa encostada na garagem? Provavelmente, quase todos nós. E são essas bicicletas que, depois de arranjadas, são entregues a crianças carenciadas do município de Lousada. O projecto designa-se “2 Rodas Solidárias” e, em três edições, já fez cerca de 65 crianças felizes.
A iniciativa foi explicada ao Verdadeiro Olhar pelo vereador com o pelouro da Educação da Câmara de Lousada que recordou que esta ideia derivou de um outro projecto, designado “Escola a Pedalar”, e que vai às escolas do primeiro ciclo do concelho “ensinar as crianças a pedalarem”.
É que noutros tempos, todos sabiam circular em duas rodas. Mas hoje, e devido “ao tipo de habitação onde residem as famílias, o aumento de automóveis nas estradas e a ausência de segurança”, muitas crianças não sabem andar de bicicleta”, lamentou António Augusto Silva. Mudaram os tempos, mas não a vontade da autarquia. E a prova foi esta iniciativa desenhada com o objectivo de também “aumentar a mobilidade e a actividade física dos alunos”. Estas ‘aulas’ incluem ainda “orientações de segurança rodoviária e outras competências necessárias” para que seja possível circular com segurança.
Depois de a “Escola a Pedalar” estar a funcionar, “percebemos que existiam muitos meninos que não tinham bicicleta em casa” e daí surgiu a ideia das “2 Rodas Solidárias”, que conta com a colaboração, de forma gratuita, da ‘Oficina do Empenado’, um espaço que dá uma nova vida, não só às bicicletas, mas a triciclos, patins e até trotinetes esquecidos nas garagens, explicou o vereador.
O “2 Rodas Solidárias” já vai na terceira entrega, sendo que esta última, aconteceu recentemente. Assim, o Rúben, a Carolina e o Pedro foram algumas das 22 crianças de Lousada que receberam este presente, quem sabe, há muito desejado.
Para António Augusto Silva, este projecto, apesar de ter a assinatura do município, traduz-se “num conjunto de boas vontades”, em que o município “é apenas intermediário”.
Assim, quem tiver uma bicicleta pode contactar a autarquia para a entrega ou recolha. Segue-se “o restauro e a entrega que conta com o apoio do gabinete de acção social”. Um gesto tão simples que “torna quem o recebe muito mais feliz”, frisou o vereador.
E em cerca de ano e meio, já foram entregues cerca de 65 bicicletas a alunos do concelho, com idades compreendidas entre os quatro e os 15 anos. E porque é uma iniciativa de “sucesso” é para “continuar”, garante o vereador que avança ainda que a Câmara faz questão de “oferecer um capacete” a todos aqueles que passam a integrar o “2 Rodas Solidárias”.