Lousada comparticipa vacinação contra a gripe para maiores de 65 nas farmácias

Parceria com a Associação Dignitude visa retirar pressão dos centros de saúde

0

Um protocolo entre a Câmara de Lousada e a Associação Dignitude vai permitir que “um número significativo de munícipes, maiores de 65 anos, se desloquem à sua farmácia para serem vacinados [contra a gripe], sem qualquer custo e sem prescrição médica, mediante a disponibilidade diárias de vacinas para cada uma das farmácias”, informa a autarquia.

O município assume 90% do custo financeiro da administração e a Associação Dignitude responsabiliza-se pelos restantes 10% do valor, acrescenta a mesma fonte.

A iniciativa será realizada em articulação com as nove farmácias do concelho e a meta passa por “retirar pressão” dos Centros de Saúde.

“Esta medida designada de Vacinação SNS Local, pretende descentralizar e ajudar o Serviço Nacional de Saúde, numa parceria entre o Município, a Associação Dignitude, a Associação Nacional de Farmácias e as Farmácias aderentes”, explica nota de imprensa.

Os interessados devem demonstrar o interesse para tomar a vacina junto da sua farmácia, devendo fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão (n.º de utente). “De referir que, para que não se verifique uma afluência abrupta às farmácias, as vacinas vão ser administradas em número limitado por dia, de acordo com a disponibilidade existente. Por essa via, esta administração poderá funcionar por agendamento, pois as farmácias estão sujeitas às quantidades de vacinas que lhes são enviadas”, salienta a autarquia.