Abre ao público, no dia 27 de Setembro, quando se assinala o Dia Mundial do Turismo, o Centro de Interpretação do Românico, localizado na Praça das Pocinhas, em Lousada.
O projecto da Rota do Românico, que tem por base um edifício de arquitectura arrojada, quer divulgar o património histórico-cultural através de experiências interactivas.
“Quisemos criar um elemento patrimonial e um espaço didáctico para as pessoas perceberem, antes de partirem para o território ou quando chegam, o que é a arte românica e a história deste território”, explica Rosário Machado, directora da Rota do Românico.
O Centro de Interpretação do Românico conta com um amplo átrio central e seis salas temáticas (Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos). Tem ainda espaços de recepção, bar e biblioteca.
“O CIR perfila-se, assim, como o cenário ideal para iniciar a viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência, bem como da arte e simbolismo que marcaram Portugal e a Europa durante vários séculos da Idade Média”, acredita a Rota do Românico que está, este ano, a comemorar o 20.º aniversário da sua criação e o 10.º aniversário da sua apresentação pública.
O edifício resulta de um investimento de cerca de 1,9 milhões de euros, co-financiado a 85% por fundos comunitários.
Dinamizada pela VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, a Rota do Românico reúne, actualmente, 58 monumentos em 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.