A Câmara Municipal de Lousada vai apoiar as freguesias que queiram adquirir viaturas de transporte escolar. A medida visa os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo e inclui uma comparticipação para “compra ou locação financeira” que “varia de acordo com o máximo do valor da capital em dívida à data do pedido de apoio”, refere a edilidade.
Assim, “para viaturas até nove lugares, o valor pode ir até aos 5000 euros, passando para dez para carrinhas de dez e 19 lugares, e 12 mil para os veículos que tenham de 20 a 29 lugares”
Com esta medida, a autarquia pretende “melhorar e a criar soluções da proximidade, cada vez mais ajustadas, social e economicamente, às realidades locais”, como referiu o presidente da Câmara, Pedro Machado, citado em nota do município.
Podem candidatar-se a este apoio, as Juntas que pretendam substituir veículos que atinjam a idade máxima, que sejam consideradas um reforço da frota ou que se enquadrem na substituição das viaturas cuja despesa de reparação exceda 25% do valor da sua aquisição”.
A intenção deve ser comunicada ao município até final de Outubro de cada ano, para que seja contemplado no orçamento municipal, alerta a Câmara, sendo que estes veículos só podem ser usados, de modo permanente ou continuado, para esse fim, sem prejuízo de outras utilizações.
A Câmara realça que a importância deste apoio no transporte escolar, porque, também, “incentiva, desde a infância e adolescência, a utilização de transportes públicos”. ´É que Lousada considera que a educação é um dos factores decisivos no desenvolvimento pessoal.