A Câmara de Lousada aprovou, esta segunda-feira, em reunião de executivo, um conjunto de apoios a várias instituições da área da cultura. No global, o montante a atribuir é superior a 35 mil euros.
Foram aprovados dois protocolos de colaboração cultural entre o município de a Jangada – Cooperativa Profissional de Teatro e a Banda Musical de Lousada, com envelopes financeiros de 15 mil euros e 5400 euros, respectivamente.
Já à Associação Cultural e Recreativa do Rancho Folclórico S. Pedro Caíde de Rei, ao Grupo Folclórico e Cultural “As Lavradeiras do Vale do Sousa”, ao Centro Cultural e Desportivo de Nespereira (Rancho Folclórico “Flores da Primavera), ao Rancho Folclórico Nossa Sr. D’Ajuda – Associação Recreativa e Cultural, ao Rancho Folclórico de Nogueira, ao GACER – Grupo Associativo de Cultura e Estudo Recreativos de Sousela (Grupo Folclórico “As Ceifeirinhas do Vale Mesio”) e à Associação Cultural e Recreativa Senhora da Aparecida (Rancho Folclórico) serão atribuídos subsídios unitários de 1300 euros.
Da mesma forma, mas no valor de mil euros, também o Teatro Experimental Magnetense, a Associação Vidas em Cena Produções, o Grupo de Teatro Letras 100 Cessar e a Albano Moreira da Costa – Cais Cultural de Caíde de Rei vão receber apoios da autarquia.
Na reunião de câmara foram ainda provados subsídios de mil euros à Associação de Desenvolvimento “Despertar Vilar do Torno e Alentem” (cavaquinhos) e de 650 euros à Associação Musica Tradicional – Rompe Cordas.