O projecto chama-se “Ficar na escola compensa: Desporto para todos” e é da Câmara Municipal de Lousada. O objectivo é simples: melhorar o sucesso escolar no concelho.
Segundo a autarquia, aos alunos em risco de abandono escolar ou com menos sucesso escolar, do 1.º ciclo ao ensino secundário, será dada a oportunidade de praticar uma modalidade desportiva gratuitamente.
“Esta é uma das formas pensada para que os alunos permaneçam na escola, proporcionando-lhes gratuitamente a prática de um desporto de que gostem, mas que por questões económicas não estão a praticar”, justifica a Câmara Municipal em nota de imprensa.
O projecto será realizado em parceria com os agrupamentos de escolas, dos clubes e associações desportivas do concelho.
“Das artes marciais ao futebol, da patinagem ao BTT, cerca de 40 alunos já deram início às actividades em seis associações desportivas que se juntaram a este projecto”, refere a autarquia.
A associação Kentu Juku (karaté), o LAC – Patinagem, a Lousada Século XXI (zumba), o Futebol Clube Romariz, o Aparecida Futebol Clube e as Artes Marciais e a associação de Desportos de Combate do Vale do Sousa já se juntaram à ideia.
Foram também adquiridas 15 bicicletas de BTT para que os alunos da Escola Básica Lousada Este (Caíde de Rei) possam praticar esta modalidade desportiva.
A actividade insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.