A “Criatividade e inovação nos contextos escolares” é o mote das V Jornadas da Educação, evento que irá decorrer, nos dias 6 e 7 de Setembro, numa iniciativa que irá contar com vários actores e agentes ligados à educação e agrupamentos escolares do concelho.
No decorrer das V Jornadas da Educação vai ser apresentado pela directora da Rota do Românico, Rosário Machado, o Centro Interpretativo da Rota do Românico.
Segundo a organização, as jornadas da Educação pretendem apresentar conceitos de criatividade e inovação nas organizações escolares, identificar exemplos criativos e inovadores como factor de melhoria das aprendizagens e sucesso, bem como promover acções que tenham em linha de conta o sucesso escolar e a inclusão através da implementação de planos estratégicos, criativos e inovadores.
A conferência de abertura tem como mote “Em tempos de mudança, reinventar a escola?” e será proferida por Rui Trindade Fernandes.
“A palavra aos criativos – a criatividade aprende-se?” é o tema do primeiro painel, que tem como oradores André Neves, também conhecido por Maze, dos Dealema, Fernando Alvim, humorista e apresentador e Pedro Santos, produtor de conteúdos .
A conferência “Gamificação: quando a educação parece um jogo” terá como orador Ivo Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Airães, estando a moderação a cargo de Ernestina Sousa, directora do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, seguindo-se o tema “CENTURIUM – Plataforma de Flexibilização Curricular” pelo orador Paulo Morais, do Agrupamento de Escolas de Lousada Este.
Joana Cruz, da Câmara de Matosinhos, vai apresentar o tema “A ler vamos/Matiga”, com moderação de Luísa Lopes, directora do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste.
Segue-se a conferência “Espécies exóticas invasoras: da ameaça à pedagogia. Desafios de gestão e educação” e “Informat: jogos educativos para o 1.º CEB”, ambas as intervenções da Câmara Municipal de Lousada.
A palestra “Ténis: modalidade e/em formação”, vai estar a cargo do Lousada Ténis Atlântico.
Na sexta-feira, as jornadas abrem com a discussão do tema “A escola ainda é um elevador social?”, por Raquel Varela, seguindo-se a palestra “Criação de conhecimento através de ambientes digitais inovadores”, por João Marques, do Agrupamento de Escolas José Saramago, de Palmela.
Lurdes Neves, psicóloga, irá reflectir sobre “Coaching como estratégia criativa aplicada ao ensino”, com a última intervenção vai ser feita por Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, tendo como mote “Os media podem estar na sala de aula?”.
O vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada, António Augusto Silva, encerra os trabalhos.