A vila de Lousada volta a promover, nos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, na Praça das Pocinhas, a IX edição do Festival Internacional das Camélias, com a presença de produtores, coleccionadores e apreciadores.
O Festival inicia no dia 23 com o jantar e baile das camélias, na Quinta da Tapada.
No dia 24, decorrerá uma visita ao mercado e à exposição de camélias que se encontra patente em plena Praça das Pocinhas, numa mostra que é sempre do agrado dos lousadenses e reúne exemplares de camélias nacionais e internacionais e ainda espécies raras e únicas.
A exposição e o mercado das camélias podem ser visitados entre as 15h00 e as 20h00, no sábado, e entre as 10h00 e as 19h00, no domingo.
À tarde realiza-se a entrega dos prémios aos vencedores do concurso das camélias, seguindo-se um momento musical pelo Conservatório Vale do Sousa. Na mesma ocasião vai ser apresentado o “Vinho da Senhora”, da Adega Cooperativa de Lousada. O workshop sobre Camélias, o Chá de Camélias e prova de produtos locais estão agendados para o final do dia.
A noite de sábado vai ser preenchida com actuação dos Linda Martini, concerto a realizar pelas 21h30, no auditório municipal, inserido nas Noites Acústicas.
Na manhã do dia 25, realiza-se o habitual passeio pelos jardins de Camélias em Lousada, com paragem no Jardim Senhor dos Aflitos, na Casa de Juste, de Ronfe e da Tapada.
O Concurso e Desfile de Camélias em Body Painting e ainda o Desfile de Moda Infantil são a proposta para a tarde de domingo, onde as Camélias voltam a ser a principal atracção.
No dia 25, os apaixonados por camélias vão ter a possibilidade de usufruir de uma visita guiada a quatro jardins de camélias. O ponto de encontro está marcado para as 9h00 na Loja Interactiva de Turismo seguindo-se visita ao Jardim Senhor dos Aflitos e depois à Casa de Juste, de Ronfe e Quinta da Tapada.
Segundo a organização, o Festival Internacional das Camélias é uma iniciativa que dignifica o concelho de Lousada e promove o turismo da região, dando a conhecer a sua história e o seu património.