Fotografia: Câmara de Lousada

A presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto, Dorabela Gamboa, informou, no âmbito de uma visita a Lousada, que o município irá acolher em 2019, a 3.ª edição do B-Box, um programa de pré-aceleração de ideias de negócio.

Na deslocação que fez ao concelho, Dorabela Gamboa visitou, com o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, três turmas do Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento, nas áreas de Web e Dispositivos Móveis e ao Curso Técnico Superior Profissional em Ciber-segurança, Redes e Sistemas Informáticos, que estão a decorrer em Lousada.

Os três cursos totalizam cerca de 60 alunos, provenientes de Lousada e de outros municípios da região. As salas foram disponibilizadas pelo município de modo a acolher os alunos e professores.

Publicidade

Falando dos curso, Dorabela Gamboa destacou que estes cursos permitem que os jovens tenham uma especialização, sendo também um modo de aceder mais rapidamente ao mercado de trabalho ou de ingressar em estudos superiores.

“Por isso, são cursos que têm vindo a ter uma procura crescente”, disse, salientando que esta é a única instituição de ensino superior público na região do Tâmega e Sousa, fazendo sentido deslocalizar os cursos para concelhos vizinhos de Felgueiras, onde está localizada a ESTG.

“Acresce também o facto de termos a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do território e como o trabalho desenvolvido com a Câmara de Lousada tem sido exemplar faz todo o sentido que estreitássemos ainda mais a parceria”, frisou.