240 alunos, do 11º ano, de quatro agrupamentos de Lousada, vão receber o certificado da formação ‘suporte básico de vida’. A cerimónia está marcada para o dia 31 de maio, pelas 15h00, no auditório municipal local, e insere-se no âmbito do projeto “Somos Um”.
Esta dinâmica foi pensada por um conjunto de profissionais, peritos em emergência médica, onde se encontra Jorge Brandão, enfermeiro de Lousada, que trabalha no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), e também Filipe Serralva, médico da Viatura Médica de Emergência da mesma unidade, e que tem uma “vasta experiência prática e formação em emergência médica no âmbito do INEM”, explica a autarquia.
Esta formação pretende “capacitar todos estes alunos criando, a longo prazo, um conjunto muito alargado de agentes de emergência, que podem atuar com conhecimento em situações que podem ser fundamentais para a vida de alguém”, refere o município.
O “Somos Um” está integrado na Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe e está certificado pelo INEM, contando com o apoio da Ordem dos Enfermeiros. As aulas foram dadas por por médicos e enfermeiros, na sua maioria, profissionais do CHTS.
Na sessão de entrega de diplomas vão estar o vereador da Saúde, Nelson Oliveira, assim como o diretor da Delegação Regional do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) – Norte, António Gandra D’Almeida, e também membros da equipa “Somos Um”, para a apresentação do projeto e resultados no município de Lousada.