“Em Lordelo ninguém pode passar fome”, defende Nuno Serra, presidente da Junta de Lordelo.

Para isso, a autarquia local acaba de criar o projecto “A união faz a sopa”. Desde o início de Novembro que os cidadãos com dificuldades podem obter uma refeição gratui­ta, disponibilizada ao almoço, no espaço contíguo à Junta de Freguesia.

“Os efeitos da pande­mia acentuaram as dificuldades sociais em algumas famí­lias”, reconhece a Junta. “A ideia passa por atenuar as dificuldades das pessoas com a alimentação, nomeadamente, as que, por norma, conseguiam refeições oferecidas pelos res­taurantes”, refere o autarca Nuno Serra.

Devido ao encerramento de portas e aos novos horários, algumas pessoas necessitadas deixaram de conseguir obter “uma re­feição diária equilibrada”, acrescenta.

“As refeições estão abertas às pessoas que não as possam ter pelos próprios meios. Nes­ta primeira fase, as refeições irão funcionar em regime de takeaway, tendo em conta as restrições da Covid-19, mas a ideia será ocupar no futu­ro o espaço existente para a distribuição das refeições”, adianta ainda o presidente de junta.