“Em Lordelo ninguém pode passar fome”, defende Nuno Serra, presidente da Junta de Lordelo.
Para isso, a autarquia local acaba de criar o projecto “A união faz a sopa”. Desde o início de Novembro que os cidadãos com dificuldades podem obter uma refeição gratuita, disponibilizada ao almoço, no espaço contíguo à Junta de Freguesia.
“Os efeitos da pandemia acentuaram as dificuldades sociais em algumas famílias”, reconhece a Junta. “A ideia passa por atenuar as dificuldades das pessoas com a alimentação, nomeadamente, as que, por norma, conseguiam refeições oferecidas pelos restaurantes”, refere o autarca Nuno Serra.
Devido ao encerramento de portas e aos novos horários, algumas pessoas necessitadas deixaram de conseguir obter “uma refeição diária equilibrada”, acrescenta.
“As refeições estão abertas às pessoas que não as possam ter pelos próprios meios. Nesta primeira fase, as refeições irão funcionar em regime de takeaway, tendo em conta as restrições da Covid-19, mas a ideia será ocupar no futuro o espaço existente para a distribuição das refeições”, adianta ainda o presidente de junta.