O auditório do Museu Municipal de Penafiel acolhe, amanhã, às 17h00, a apresentação do livro “Nunca pares”, da autoria de Emanuel Mendes.
A obra descreve a experiência vivenciada pelo autor ao longo dos Caminhos de Santiago e de Fátima.
“Nos vários capítulos, o leitor vai encontrar uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, mas também descobrir o planeamento e os ensinamentos aprendidos e experiências trocadas nesta viagem espiritual”, refere a Câmara de Penafiel, que apoia a iniciativa. A entrada é gratuita, mas limitada ao número de lugares disponíveis.
Emanuel Mendes, de 41 anos, é lisboeta e ingressou na carreira militar aos 18 anos, enquanto voluntário na Marinha na especialidade de Fuzileiros, tendo realizado aqui o curso de formação de oficiais. Participou na missão de apoio à paz na Bósnia Herzegovina, regressando depois à Escola de Fuzileiros, onde permaneceu ligado à instrução até finda a sua carreira nas Forças Armadas, em Dezembro de 2003. Em 2004, inicia o curso de formação de agentes da Policia Marítima, prestando serviço em diversos comandos a nível nacional. Frequentou o mestrado em Ciências Farmacêuticas e, mais tarde, iniciou o curso de piloto de linha aérea de aviões e o de instrutor de voo em aviões. Actualmente, trabalha como piloto de linha aérea com especialização em Boeing 767. Em 2016, iniciou a descoberta dos Caminhos de Santiago, tendo inicialmente optado por percorrer o Caminho Central Português, a partir de Lisboa.
Segundo o autor “há uma vida de conhecimento, aventuras e caminhos pela frente”.