O livro “Sonhos Perdidos”, de Vitorino Neves, foi seleccionado pela Junta de Castilla y Leon – Escuela Oficial de Idiomas para fazer parte das leituras de aprendizagem de Português. A obra deste valonguense vai figurar entre as de outros escritores portugueses que visam apoiar o estudo do “nível de 2.º intermédio”.
“Sonhos Perdidos” foi editado, em Outubro de 2014, pela Chiado Editora. Conta a história de um homem, com cerca de 60 anos, que, numa deslocação de comboio à cidade do Porto, revive lembranças e decisões tomadas no seu passado que acabaram por alterar os seus sonhos e a sua presente. A acção desenrola-se entre as cidades do Porto e Valongo e “leva-nos num fascinante retorno ao passado e aos sonhos que marcaram toda uma geração, numa época de conflitos e de mudança de costumes”, sustenta a editora. Na altura o autor afirmava que eram 158 páginas de uma história de amor de leitura simples e acessível.
Nascido em Valongo, em Outubro de 1951, Vitorino Neves foi analista e programador durante 28 anos. Amante de teatro desde a juventude fundou com um grupo de amigos o Teatro Amador Susanense, ao qual preside há mais de 20 anos e do qual também é encenador. Integra várias associações do concelho.