Todos os anos, o mundo desperdiça um terço da produção alimentar global, ou seja, um terço da comida que se produz vai para o lixo. Se este desperdício fosse aproveitado, daria para alimentar mais de dois mil milhões de pessoas. Pela União Europeia, e segundo dados da Eurostat, desperdiçam-se mais de 59 milhões de toneladas de alimentos por ano, representando um prejuízo económico de 132 mil milhões de euros.
A pensar nisso, a Lipor, a par com os seus municípios associados, onde se inclui Valongo, comprometeu-se, desde 2008, em combater o desperdício alimentar, através de diversas iniciativas e campanhas de comunicação nas redes sociais, alinhadas com o tema da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.
Entre as iniciativas há a destacar o Horta à Porta, que incentiva a produção local sistentável, o Dose Certa, um projeto que envolve 64 restaurantes e onde se promove a redução de porções servidas de acordo com a real necessidade do consumidor, e o Embrulha, que contou com a adesão de 202 restaurantes, e que incentiva os clientes a levarem as sobras de refeições para casa, contribuindo para a diminuição do desperdício alimentar.
Já durante o mês de setembro, a LIPOR levou a população a refletir sobre os seus hábitos alimentares, tendo divulgado os resultados do trabalho que realiza com diversas instituições parceiras e que totaliza “mais de 1500 toneladas de resíduos alimentares evitados, só no primeiro semestre de 2024”.
Nos meses de outubro e novembro, estão previstas mais ações que incidem sobre a Dose Certa e o Embrulha, onde a Lipor pretende aumentar o número de restaurantes aderentes.
Esforços que, vão culminar com a participação da LIPOR na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2024, que decorre de 16 a 24 de novembro e onde estão programadas atividades, workshops e ações colaborativas com várias entidades, todas voltadas para a prevenção e a gestão responsável dos resíduos, com destaque para o combate ao desperdício alimentar.
A LIPOR tem sido coordenadora desta iniciativa na região Norte de Portugal desde sua primeira edição, em 2008. Com mais de 3.110 ações registadas na sua área de influência, objetiva continuar a mobilizar e incentivar todos os setores da sociedade a se unirem a esta causa.