A Lipor integra a direcção do projecto ‘act4nature’ Portugal, uma iniciativa do BCSD Portugal, que tem como objetivo principal mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas, avança a empresa que gere os resíduos no Grande Porto, em comunicado.
Lançado em 2020, o ‘act4nature’ Portugal conta com 27 empresas que assumiram compromissos pela biodiversidade em 2020 e 2021. São elas: a Accenture Portugal, Altice Portugal, Altri, ANA Aeroportos de Portugal, Ascendi, Companhia das Lezírias, Corticeira Amorim, Grupo Crédito Agrícola, CTT, ECOINSIDE, Ecosativa, EDIA, EDP, Eurest, Herdade dos Grous, Inspira Hotels, Jerónimo Martins, KPMG, LIPOR, NBI – Natural Business Intelligence, REN, The Navigator Company, Saint-Gobain Portugal, Sonae, Sovena, Trivalor e a VdA.
A terceira vaga para as candidaturas a este projecto já abriu e as empresas interessadas, independentemente do seu sector de actividade, podem aderir até ao dia 31 de Março.
De salientar que, este projecto foi lançado em França, em 2028, e a nível internacional reúne cerca de 150 signatários.
A importância desta iniciativa é justificada pelo facto de as ameaças à natureza e a perda de biodiversidade colocarem as empresas e a economia em risco, sendo que, atualmente, mais de metade do PIB mundial, 44 triliões de dólares em valor económico, está exposto aos riscos da perda de natureza, refere a página deste projecto.
O BCSD, Business Council for Sustainable Development, é uma associação sem fins lucrativos, que agrega e representa mais de 130 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.
É sua missão apoiá-las na jornada para a sustentabilidade, através do desenvolvimento de soluções sustentáveis, capazes de responder aos desafios das suas cadeias de valor, contribuindo para um modelo de desenvolvimento sustentável em Portugal e no mundo.