A LIPOR foi galardoada com o Prémio Nacional de Inovação com o seu projeto Wayste, Plataforma de Gestão de Resíduos.

Desenvolvida pela LIPOR, esta ideia destaca-se pela sua “capacidade de integrar um fluxo de informação em constante crescimento, apoiando assim o modelo de monitorização da gestão de resíduos implementado pela LIPOR nos seus municípios associados”.

Segundo a associação, consagra ainda um novo modelo de informação, que é ao mesmo tempo escalável e robusto, permitindo a gestão de bases de dados de clientes, equipamentos, circuitos e a recolha de dados essenciais sobre as operações de recolha de resíduos, assegurando a sua completa rastreabilidade.

O Prémio Nacional de Inovação (PNI) é uma iniciativa promovida pelo Jornal de Negócios, o BPI e a Claranet, em parceria com a ANI, a Agência Nacional de Inovação, e a COTEC Portugal como parceiros institucionais, a Galp como patrocinadora, Cascais como município inovador, e a Nova SBE, como knowledge partner.

A base de todo o trabalho de desenvolvimento do WAYSE iniciou-se em 2018 com o objetivo de concentrar numa só plataforma todos os dados relevantes da gestão do sistema de resíduos, nomeadamente das Recolhas e da Valorização. Esta plataforma gere atualmente mais de 97.000 registos diários, melhorando a monitorização e a gestão dos projetos de Recolha nos municípios associados da LIPOR.

O Wayste permite ao utilizador “acompanhar o desenvolvimento dos seus projetos e o cumprimento das metas que definiu no seu Plano Estratégico. Paralelamente, é possível analisar a eficiência dos circuitos realizados, as taxas de participação dos clientes abrangidos e os rendimentos dos equipamentos instalados na via pública”, refere a Lipor.

Para além disso, tem consigo ligada uma Aplicação Android, para utilização no terreno, que permite fazer a gestão da operação on site, dando a capacidade às equipas para registar as recolhas, alertas, fotografias ou quaisquer operações que lhes sejam relevantes, que são comunicadas em tempo real para o WAYSTE. A Aplicação tem ainda a capacidade para efetuar a gestão e criação de clientes, a associação de equipamentos ou gestão de equipamentos de via pública ou de acesso condicionado.

A recolha constante de dados operacionais permite que ainda crie um perfil de utilização de serviço para cada cliente, o que permite conceber campanhas de sensibilização dedicadas aumentando assim as taxas de participação e eficiência de processos. Esse mesmo perfil suporta a implementação de sistemas PAYT, que, sendo uma obrigatoriedade prevista no PERSU 2030, permite contribuir para o aumento da justiça tarifária no setor.

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