A LIPOR é finalista na 13ª edição do Prémio Nacional de Agricultura 2024, na categoria Sustentabilidade, com o seu produto Nutrimais. A iniciativa, promovida pelo BPI e pela Medialivre, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC, tem como missão “premiar e dar visibilidade aos projetos que se destacam no setor agrícola em Portugal”.
Para a LIPOR e municípios ssociados, estar entre os finalistas é já “um reconhecimento muito importante”.
O Nutrimais, uma marca da LIPOR, é um “exemplo claro de como a sustentabilidade e agricultura andam de mãos dadas”, refere a empresa de tratamento de resíduos. Desenvolvido com base em “critérios rigorosos de qualidade e respeito pelo meio ambiente, oferece uma gama de produtos para a produção agrícola que visam promover a saúde do solo e a eficiência dos processos agrícolas”. Além dos corretivos agrícolas, a gama de produtos Nutrimais conta com o vermicomposto e três formulações de substratos, o Universal, o Hortícolas e o Aromáticas, explica a Lipor.
Assim, estes são os primeiros produtos desenvolvidos pela LIPOR através da implementação de um modelo circular de gestão e valorização que transforma os resíduos em novos produtos.
Atualmente, o catálogo de produtos LIPOR já é mais extenso e conta com o ecoponto de parede Wallie, feito a partir do plástico de mesas e cadeiras de jardim em fim de vida e o AAGE32, um agregado artificial produzido a partir das escórias de incineração.
O evento de anúncio dos vencedores do Prémio Nacional de Agricultura 2024 acontecerá em fevereiro.