O presidente da Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo, em Penafiel, José Manuel Oliveira, anunciou, em declarações ao Verdadeiro Olhar, que a instituição está a fazer todos os esforços para arranjar um albergue que permita aos acompanhantes dos doentes que se encontram hospitalizados ter onde pernoitar.
Segundo o responsável pela Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo, a ideia passa por dispor de um espaço, com as condições mínimas que permita acolher os acompanhantes, muitos de concelhos como Baião, Resende e Cinfães, com familiares internados nesta unidade hospitalar.
O responsável pela Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo reconheceu que o mais difícil tem sido arranjar um sítio para o efeito.
“Estamos a fazer vários contactos e diligências, pretendemos um espaço próximo, como é evidente do hospital, mas até à data ainda não conseguimos encontrar o espaço que desejávamos”, disse, mostrando-se, no entanto, convicto que vai ser possível encontrar um loca que possibilite que os acompanhantes dos doentes possam acompanhar em permanência os seus familiares à semelhança do que acontece em Coimbra, cidade onde já existe também um albergue.
Falando da Liga de Amigos do Hospital Padre Américo, José Manuel Oliveira destacou que esta é uma referência para muitos acompanhantes e doentes que se deslocam ao hospital, é uma associação sem fins lucrativos, apolítica e inconfessional, que actua com respeito, colaboração e apoio aos serviços do Hospital e colaboro na prestação de pequeneza refeições, pequenos-almoços entre outras.
José Manuel Oliveira recordou que a associação colabora, igualmente, nas actividades do Hospital Padre Américo, em articulação com os serviços e especialidades desta unidade, comemorando dias como o Dia do Doente, do Pai, da Mulher, promovendo visitas aos internados, como sucedeu no dia de Natal, com os voluntários da Liga a oferecer uma lembrança.
Referindo-se ainda ao Plano de Actividades da Liga, o presidente da instituição recordou que a colectividade promoveu, também, recentemente uma actividade musical, que tem já seis anos, que consistiu em confortar os doentes com música. A actividades contou com a participação de três músicos, um dos quais Eduardo Peixoto, o percursor desta iniciativa que tem vindo a granjear fama entre os doentes e demais actores do hospital.
Questionado sobre os desafios que a Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo tem para 2020, José Manuel Oliveira realçou que uma das missões da associação passa por integrar novos voluntários na Clínica do Pé Diabético, no Hospital de Dia, e apoiar o serviço de psiquiatria.
Refira-se que a Liga tem entre 120 a 130 voluntários. O responsável pela instituição reconheceu, também, que apesar do número de voluntários que colaboraram com a Liga, a instituição tem vindo a ser confrontada com novos desafios e as solicitações são também crescentes, nomeadamente na consulta externa, na urgência com a distribuição do pequeno-almoço e pequenas refeições.
“Só este serviço, consome 12% do orçamento da Liga dos Amigos do Hospital Padre Américo”, avançou, acrescentando que a instituição colabora, igualmente, em parceria com o Serviço Social do hospital no Espaço Solidário que disponibiliza bens de primeira necessidade, distribuir cabazes, roupa para crianças entre outras actividades.
O projecto Espaço Solidário atribui também peças de vestuário e produtos de higiene íntima, a doentes internados e com graves debilidades económicos.
“Obviamente que a participação nestas actividades passa pelo crivo do Serviço Social do hospital”, concordou, sustentando que a Liga participa na Comissão de Humanização do hospital que tem como propósitos suportar e coordenar o processo e actividades de humanização do hospital, formular propostas de acção ou adopção de medidas, promovendo a sua execução, pronunciar-se sobre propostas ou planos elaborados por qualquer Serviço do Hospital que tenha incidências no plano da Humanização e apoiar em todos os Serviços do Hospital projectos específicos de humanização.
Refira-se que a Liga de Amigos do Hospital Padre Américo tem apenas como propósito apoiar os utentes do Hospital Padre Américo.
A Liga tem colaborado na oferta de equipamento ao hospital, tal como, cadeira de rodas e televisores para as salas de espera e enfermarias, “ajudas técnicas” (medicamentos, vacinas etc.).