A Coligação Lousada Viva (PSD/CDS-PP) inaugurou, esta segunda-feira, a sede de campanha e apresentou o programa eleitoral para as autárquicas de 1 de Outubro.
No seu discurso, o candidato à Câmara Municipal de Lousada, Leonel Vieira, destacou que não é tempo de falar do passado mas de projectar o futuro e apresentar propostas para resolver os problemas dos lousadenses. “O nosso projecto não é apenas para ser executado nos próximos quatro anos. É um projecto para três mandatos. Projectar o desenvolvimento de Lousada até 2030 é a nossa meta. Queremos planear bem e executar melhor obras e construir equipamentos sustentáveis, úteis à população e, sempre que possível, com retorno social”, disse o candidato.
Educação e Juventude, Cultura, Desporto e Associativismo, Coesão Social e Desenvolvimento Económico são algumas das áreas contempladas no programa eleitoral.
Quer criar centros cívicos, uma casa das associações e outra das artes e ofícios e aumentar os apoios aos alunos do concelho
Na Educação e Juventude, Leonel Vieira quer duplicar o número de bolsas de estudo a atribuir, duplicando o valor de 25 para 50 mil euros, e criar um cheque formação para alunos que frequentem o ensino superior e tenham dificuldades financeiras. “O jovem quando concluir os estudos académicos devolverá à Câmara Municipal o valor emprestado por uma das seguintes formas: ou liquidará em prestações, ou prestará serviços na Câmara Municipal na área em que tiver obtido formação ou apoiará financeiramente um outro jovem de Lousada que também precise de ajuda para prosseguir os estudos”, explicou.
O candidato do PSD/CDS-PP prometeu ainda transporte escolar gratuito para alunos do 2.º e 3.º ciclo, criar um grupo de trabalho que procure adequar a formação profissional às necessidades das empresas e estabelecer parcerias com universidades e politécnicos para “trazer pós-graduações, licenciaturas e mestrados, com incidência nas áreas de informática, gestão, hotelaria, mecânica, vestuário e desporto”.
Nesta área, Leonel Vieira pretende ainda criar o Cartão Municipal de Juventude para assegurar vantagens para os jovens na aquisição de bens e serviços locais.
O actual vereador quer as actividades culturais descentralizadas pelas freguesias e adianta que quer criar uma Casa das Artes e Ofícios Tradicionais e desenvolver um programa municipal de criação de um Centro Cívico/Cultural por cada aglomerado de 10.000 habitantes, além de apoiar os grupos e artistas de Lousada e tornar o “Folia” num “grande evento internacional das artes”.
No Desporto, o candidato tem como objectivo elaborar a Carta Desportiva Municipal, “documento orientador e regulador das políticas, equipamentos e apoios técnicos e financeiros ao desporto”, explica. Por outro lado, de acordo com o programa eleitoral, caso seja eleito, Leonel Vieira quer criar a Casa das Associações e constituir um Gabinete Técnico de apoio ao desporto e ao associativismo.
“Vamos requalificar e modernizar os equipamentos desportivos com base na carta desportiva e em protocolos com as associações locais”, sustenta, assim como manter o apoio financeiro nos exames médicos e seguros aos atletas inscritos em competições oficiais, aos que participem no Campeonato Concelhio de Futebol Amador, e pagar inscrições e dar ajudas nos transportes aos atletas dos escalões de formação.
Leonel Vieira quer funcionários do município a fazer reparações em casa de pessoas idosas e carenciadas
Na área da Coesão Social, Leonel Vieira promete fortalecer a Rede Social concelhia, apoiar as famílias do concelho em situação de crise e/ou grande vulnerabilidade económica, reduzir o IMI em 10% e 15% às famílias com um e dois filhos a cargo e criar uma rede de creches no concelho. As metas passam ainda por criar o “Cartão Municipal do Idoso” com acesso a descontos em diversos serviços e bens; alargar o apoio aos movimentos seniores, através da integração de atividades como o teatro, música, artes plásticas e desporto; criar a “Oficina Municipal Solidária”, composta por funcionários do município que realizarão tarefas e obras nas habitações de pessoas idosas e de famílias mais carenciadas. O candidato quer ainda melhorar e ampliar a rede de Centros de Dia e construir um lar de idosos, em parceria com uma IPSS.
Para potenciar o desenvolvimento económico, o social-democrata vai criar a Agência Municipal para o Investidor, implementando um programa via-verde para o investimento no concelho. Para “favorecer o investimento e criação de postos de trabalho”, o programa eleitoral prevê a criação de dois Centros Industriais e Tecnológicos na proximidade dos eixos rodoviários A42/A11 e A4/A11.
Complexo Lousada Factory no Parque Industrial da Extofex? É possível, diz candidato
Entre as medidas, está ainda a criação ou construção do Complexo Lousada Factory, um equipamento polivalente para espaços de arte, design, eventos culturais, moda, startups, bares e restauração, lazer e recreio. Leonel Vieira defende que o local indicado seria o Parque Industrial da Extofex, deslocalizando as empresas aí existentes para os novos centros industriais ou para as áreas industriais já existentes.
Para apoiar quem quer criar empresas e jovens empreendedores, o candidato defende a criação de uma Rede de Smart-Office.
Já para mudar a relação com as juntas de freguesia, o candidato quer constituir um Gabinete de Apoio Técnico aos Presidentes de Junta, descentralizar novas atribuições e competências nas Juntas de Freguesia e promover a criação de uma ligação informática em rede entre o município, as Juntas de Freguesia e os serviços desconcentrados da Administração Central no concelho.
De fora das propostas não fica a modernização e melhoria da rede viária, a implementação de um plano municipal de transportes, a despoluição dos rios Sousa e Mesio, a promessa de cobertura total da rede de abastecimento água e saneamento a todas as freguesias e, como já tinha adiantado durante a apresentação da candidatura, a redução do preço da água e do saneamento, eliminando gradualmente as tarifas de disponibilidade.
Leonel Vieira afirmou também que pretende criar em Lousada o espaço Time Out, construindo um novo mercado municipal ou requalificando e modernizando o actual, e construir finalmente um pavilhão multiusos no Complexo Desportivo, um espaço multifuncional para a realização de grandes eventos desportivos, concertos, congressos, feiras, exposições.
Se for eleito presidente da Câmara de Lousada, o candidato adianta que vai estabelecer uma relação diferente com os cidadãos, aumentando os serviços prestados online, criando balcões do município na vila da Aparecida e em Lustosa, nomeando o Gestor de Processos para garantir que o licenciamento de obras fica concluído no prazo máximo de dois meses. Quer ainda constituir a figura do Provedor do Munícipe de Lousada.