“Ora dá cá um, depois dá outro e dá mais um, porque dois é pouco”… Foi assim, com muitos beijos e abraços e até pedidos de autógrafos, que mais de mil mulheres em Lustosa mostraram o seu apoio a Leonel Vieira.
E é a ele que vou dedicar este meu artigo. Conheço-o há alguns anos e sempre o vi como uma referência. É amigo, competente, dedicado, justo… Seriam muitos os adjetivos necessários para elencar as suas qualidades. Mas hoje vou falar de um defeito que alguns lhe apontam: a teimosia. Nunca gostei de pessoas teimosas, mas aprendi com ele que há teimosias diferentes e necessárias, que valem a pena. Por isso, quando caracterizam a sua atitude de se candidatar pela terceira vez como sendo uma teimosia, eu pergunto: Será teimosia querer ver-me mais feliz na minha terra? Será negativo – seja à terceira, quarta, ou quinta vez – acreditar que conseguirá fazer mais e melhor e em menos tempo, não se limitando às festas e festinhas de 30 anos e que, pelo que se vê, estagnaram?
Leonel, és um teimoso, sim és, porque sentes a injustiça na cara de todos os que poderiam ter muito melhores condições de vida e muito mais oportunidades de emprego. És um teimoso, porque não queres que os filhos da terra saiam de perto dos seus, tendo de emigrar. Não queres ver os filhos da terra sem possibilidades de tirarem a sua licenciatura. Não queres ver os nossos idosos sem condições para envelhecerem de forma digna. Muitas mais razões poderia evocar para justificar a tua teimosia, que – pasmem-se alguns – desperta em mim e em muitos lousadenses um grande orgulho. Acreditamos que a tua teimosia e o teu sonho são as alavancas para a criação de um futuro mais feliz para os nossos filhos, que merecem uma Lousada diferente.
Mereces os abraços, os sorrisos e os beijos das mulheres lousadenses. Alegria foi o que senti na minha terra, na minha freguesia, ao ver a tua teimosia ser capaz de nos conduzir à vitória. ‘Diferente’ foi a palavra que, com arrojo, escolheste, porque realmente és diferente. Foi uma grande manifestação o que aconteceu aqui em Lustosa.
“Está muito bem, Leonel, vai vencer, força, conte comigo!” Foram estas e muitas outras palavras de incentivo que demonstram que o desgaste existe. Sim, existe. Mas do outro lado. Eles já não sabem o que fazer após trinta anos! E, nos últimos quatro, só no último é que trabalharam com afinco para “iludir” os Lousadenses.
Começou assim, com muito orgulho, na minha freguesia, a onda de vitória. Força, Lousada Viva!