Até domingo, a zona ribeirinha de Entre-os-Rios, em Penafiel, é palco de mais um Festival da Lampreia. Mas a possibilidade de degustação desta iguaria gastronómica não fica por aqui. Até ao final de Março, 12 restaurantes do concelho vão permitir aos visitantes provar lampreia, com arroz ou à bordalesa, por apenas 10 euros.
Este ano há ainda novidades. Foi apresentada, esta sexta-feira, a comissão instaladora da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios. O objectivo é preservar e divulgar este produto.
Nasce a Confraria da Lampreia
Arrancou esta sexta-feira mais um Festival da Lampreia de Penafiel, desta vez com número de restaurantes recorde, e não só das zonas ribeirinhas do Tâmega e do Douro, mas de todo o concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, este evento é uma “oportunidade de promoção do território”. “A lampreia está a contribuir para que venham visitantes ao nosso território”, assegura Antonino de Sousa.
E porque este é um produto que o concelho quer potenciar, é com bons olhos que o autarca viu surgir a comissão instaladora da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, cujos elementos se vão dedicar à preservação e defesa deste produto gastronómico. “Esta confraria tem uma missão importante: preservar a lampreia de forma única e especial como é confeccionada em Penafiel. Há alguns anos que se falava de criar uma confraria e agora um grupo de pessoas desta comunidade resolveu juntar-se e unir esforços nesse sentido”, afirmou o presidente da câmara.
Antonino de Sousa acredita que, com este “arranque em força” na zona ribeirinha de Entre-os-Rios e com um maior número de restaurantes aderentes, o concelho vai receber “dezenas de milhares de visitantes” até ao final do evento.
Moradores da zona histórica de Entre-os-Rios vão beneficiar de apoio para reabilitação dos edifícios
Durante o lançamento do Festival da Lampreia, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel adiantou que o município vai assinar com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana um protocolo no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar”.
Este programa tem como objectivo o financiamento de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, para fins habitacionais.
Segundo o autarca isso permitirá aos habitantes da zona histórica de Entre-os-Rios beneficiar de financiamento com juros baixos e com um período de carência de três anos para reabilitar os edifícios.