Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, celebrado em Abril, foram realizadas iniciativas pelas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Paços de Ferreira e Lousada, com o apoio dos respectivos municípios, para consciencializar a comunidade local para esta problemática.
Em Paços de Ferreira, para encerrar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Escola Secundária Paços de Ferreira e a Escola Profissional Vértice, responderam ao apelo realizado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens e reuniram nos seus estabelecimentos de ensino alunos e professores formando um Laço Azul Humano, símbolo do Mês da Prevenção.
O mesmo aconteceu em Lousada. No passado dia 30, foi construído um Laço Azul Humano, na escadaria do Edifício dos Paços do Concelho. A iniciativa foi replicada nas escolas do concelho.
Segundo a autarquia de Lousada, para Maio estão também agendadas actividades neste âmbito, nomeadamente o workshop “Família informada, família protectora – Prevenção de comportamentos abusivos na utilização da internet, que vai decorrer no dia 18, pelas 16h00. Esta é uma acção promovida pela ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social e pela CPCJ de Lousada, destinando-se à comunidade em geral. A dinamização da iniciativa vai ser feita pela GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitária.
No dia seguinte, 19 de Maio, realiza-se a caminhada “Coração em acção – uma boa família faz bem ao coração!”. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do mês do Coração (Maio), a que a Farmácia Fonseca se associa para a promoção de hábitos de vida saudáveis. As receitas dos kits de inscrição revertem para as actividades da CPCJ de Lousada.