A partir desta sexta-feira, o Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira vai receber a Final 8 do Campeonato Nacional de Voleibol Feminino, em juvenis. A competição decorrerá durante todo o fim-de-semana e o Juventude Pacense espera tornar Paços de Ferreira na “Capital do Voleibol Nacional”.
No total estarão no concelho mais de 100 atletas, em representação de oito equipas do país, e serão disputados mais de 20 jogos. A disputar o título de campeãs nacionais estarão as equipas Porto Volei, Academia José Moreira de Espinho, Frei Gil Voleibol Clube de Aveiro, Universidade Lusófona do Porto, Belenenses, Clube K dos Açores e Escola da Levada, da Madeira, e o Juventude Pacense.
Equipa pacense classificada “como a melhor equipa do Norte nos regionais”
José Bessa, treinador da equipa da casa, está no clube desde o início, há 26 anos. Já viu as equipas de minis, infantis, iniciadas e cadetes a chegar à final, mas já há oito anos que a Juventude Pacense não organizava uma final em casa, recorda.
“Tem sido complicado, cansativo e trabalhoso, mas com ajuda de muita gente, de pais, e do Luís Nunes, da empresa ‘100 metros’, estamos a conseguir o que nos propusemos fazer”, afirma o treinador.
Para José Bessa as atletas precisaram de “muita humildade, de muito crer e de muito trabalho” para conseguir chegar à final. O treinador lembra que “tiveram algumas dificuldades nas regionais, mas acabaram por conseguir passar” e acredita que “esta final vai ser muito renhida entre a Juventude Pacense, o Porto Volei, a Academia José Moreira e a Lusófona”. Esta equipa de Juvenis, que já joga voleibol há oito anos, “foi classificada como a melhor equipa do Norte nos regionais”, sustenta.
As fases eliminatórias acontecem de sexta-feira a sábado. No domingo já será disputada a final entre as duas melhores equipas.
O Juventude Pacense promete lutar pelo título.