Pelo menos duas juntas de freguesia da região já lançaram sites que visam apoiar o comércio tradicional nesta altura de pandemia. Primeiro foi a Junta de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, em Lousada, e agora a Junta de Freguesia de Lordelo, em Paredes.
O Junta Comércio de Lousada (juntacomerciolousada.pt) “é um projecto que se iniciou pela necessidade de dar apoio ao comércio tradicional em Lousada, no meio da crise do COVID-19 e da suas repercussões sobre a actividade económica do comércio tradicional”, explica a autarquia local naquela plataforma. “A definição de um horário conjunto, a garantia de segurança dos funcionários e clientes, a diminuição dos custos, a manutenção dos postos de trabalho, a criação de campanhas publicitárias conjuntas, a definição de projectos de desenvolvimento do comércio tradicional, são algumas das preocupações que estão na base deste projecto que pretende ser de todos, para todos”, acrescenta a Junta de Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga.
Os comerciantes inscrevem-se no site, onde são disponibilizados horários, contactos e formas de compra, para já só naquela freguesia. “A perspectiva é que se alargue a todo o concelho de Lousada e possa vir a tornar-se uma realidade autónoma que seja a alavanca de iniciativas conjuntas de apoio ao comércio tradicional”, descreve a Junta.
Em Paredes, acaba de ser lançado projecto idêntico com o “Comprar em Lordelo” (compraremlordelo.pt). “Surge da necessidade de criar um canal de compra e venda e de entre-ajuda ao comércio local, que ganha uma maior importância, nestes tempos complicados que vivemos, de Estado de Emergência, por força da pandemia”, justifica a autarquia local.
“A Junta de Freguesia de Lordelo criou esta plataforma online, de forma a aproximar os lordelenses e assim, contribuir também de uma forma positiva, para a revitalização e dinamização do comércio local”, justificam ainda, abrindo a plataforma às empresas de Lordelo devidamente legalizadas que podem inscrever-se de forma gratuita.