Juntas de Lousada decidem. Cemitérios abertos a 1 de Novembro, mas com regras

A decisão é de cada uma das juntas e algumas já deram nota de como vai funcionar. Saiba quais

0

Em Lousada, as juntas de freguesia é que decidem como proceder com a abertura ou encerramento de cemitérios a 31 de Outubro e 1 de Novembro.

Contactada, a autarquia esclarece que o presidente da Câmara, Pedro Machado, reuniu com as juntas de freguesia “no sentido de articular e uniformizar os procedimentos a tomar” nesses dias. “No entanto, a decisão é de cada uma das juntas de freguesia, pelo facto da gestão dos cemitérios ser competência das mesmas”, esclarece o município.

Algumas juntas de freguesia já divulgaram que os espaços ficam abertos, para não privar as pessoas de orar pelos entes queridos, mas definiram regras mais apertadas.

Entre as que já definiram como vai ser estão as freguesias de Nespereira e Casais; Macieira; Caíde de Rei; Torno; e Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga.

As regras implicam sempre o uso obrigatório de máscaras, a permanência de apenas duas pessoas por jazigo e a restrição do número total de pessoas que está no cemitério em simultâneo, assim como tempos máximos de permanência, ou circuitos diferentes de entrada e saída.