A Junta da Freguesia de Raimonda, em Paços de Ferreira, promove, dia 25 de Novembro, um debate sobre violência contra as mulheres, iniciativa integrada no Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres.
A palestra terá lugar às 21h00, na sede e Junta de Freguesia de Raimonda.
A sessão da abertura será presidida pelo presidente da Junta de Freguesia de Raimonda, Jocelino Moreira, e contará com a presença da vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Filomena Silva.
A iniciativa será moderada por Eduarda Machado, directora de departamento na Acção Social da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e terá como oradores Marcos Taipa, doutorado em Sociologia, Micaela Jorge, psicóloga e comissária para a Igualdade da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Marlene Fonseca, técnica da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Bruno Ventura, guarda principal do destacamento da GNR de Felgueiras, Joana Torres, advogada, e José Fernando Neves, ex-investigador criminal.
O objectivo desta sessão é assinalar o Internacional pela Eliminação da Violência Doméstica contra as mulheres e sensibilizar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, maus tratos físicos e psicológicos entre outros.
Refira-se que as Nações Unidas (ONU) em 1999 designou o dia 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, data a partir da qual tem sido assinalada em vários países. A violência doméstica é um crime público.