Foto: DR

Um problema crescente de resíduos nos espaços públicos da cidade de Ermesinde levou a Junta de Freguesia a avançar com um projecto que pretende sensibilizar a comunidade para a mudança de hábitos, chamando a atenção para a problemática e envolvendo-a na resolução do problema.

Nesta tentativa de mudar comportamentos surgiu o P’oKaixote. A campanha começou nas escolas e procura sensibilizar de forma lúdica. O resultado será apresentado no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, à população.

“É educando as crianças e chocando os adultos que se consegue sensibilizar para algumas realidades”, acredita Luís Ramalho, presidente da Junta de Ermesinde.

 

Jovens desafiados a contar uma história

Há cerca de um ano a Junta de Freguesia de Ermesinde lançou uma campanha de sensibilização para a recolha dos dejectos caninos nos espaços públicos, distribuindo sacos de recolha gratuitamente a quem tem os animais registados. O C.A.C.A. (Comportamento Adequado Cidade Asseada) tem conseguido uma “melhoria significativa” e uma mudança de comportamentos, diz aquela autarquia. E foi um colaborador da Junta que trabalhou nesse projecto que chamou a atenção para a falta de papeleiras e o aumento do volume de lixo na via pública em Ermesinde, explica Luís Ramalho.

Foto: DR

Foi esse o mote para a criação de uma nova campanha, desta vez destinada a eliminar os resíduos nos espaços públicos a P’oKaixote. Tendo como ponto de partida o jogo “Pokémon”, a Junta criou um projecto que pretende, de forma lúdica, sensibilizar os mais jovens e promover uma mudança de comportamentos, chamando também a atenção dos adultos para o problema.

Foram desenvolvidas várias sessões de esclarecimento e sensibilização nas escolas básicas do 1º ciclo da cidade. Os alunos, conta o presidente da Junta, foram desafiados a construir figuras, baseadas em lixo (pastilhas elásticas, garrafas, pontas de cigarro…) e, a seguir, a produzir uma história envolvendo essas personagens sobre a eliminação do lixo nas ruas de Ermesinde. O resultado será exposto no dia 5 de Junho, num mural criado para o efeito. No Dia Mundial do Ambiente o autarca promete também uma acção de sensibilização voltada para os adultos. No mesmo dia, uma “brigada do lixo” composta pelos mais jovens vai recolher lixo na via pública que ficará exposto num recipiente, para “que as pessoas percebam o volume de lixo existente”.

Segundo Luís Ramalho, ainda neste âmbito, a Junta vai avançar com a colocação de 150 papeleiras na cidade e será criada uma aplicação, para telemóvel e computador, que permitirá denunciar resíduos de maior volume colocados na via pública.

 

Projecto contou com a participação dos alunos das Escolas Secundárias de Ermesinde e Valongo

Todo o projecto foi desenvolvido por alunos de cursos profissionais das Escolas Secundárias de Ermesinde e Valongo com a ajuda de um designer, permitindo aos jovens participar numa iniciativa prática e real.

“Estou muito orgulhoso do projecto P’oKaixote”, garante o presidente da Junta de Ermesinde, salientando a importância da envolvência das crianças e jovens nesta campanha.

“As crianças serão os nossos guardiões e soldados. Quando chegarem a casa vão corrigir comportamentos. Se conseguirmos educar as crianças, conseguiremos corrigir os pais”, acredita o autarca, acrescentando que quer disseminar este projecto como exemplo de boas práticas.