A Junta de Freguesia de Alfena entregou, esta quarta-feira, 100 cabazes de Natal a famílias carenciadas, uma tradição que dura há 12 anos.
Segundo o presidente da Junta, as ajudas foram definidas com base na análise do Gabinete de Acção Social da freguesia. “Ao longo do ano vamos atribuindo cabazes a quem precisa, em situações SOS, a ajuda nesta altura só tem mais visibilidade”, afirma Arnaldo Pinto Soares.
O autarca salienta que a entrega destes cabazes só é possível pela ajuda do tecido empresarial de Alfena e de dois empresários em particular, que sempre colaboram para ajudar os que mais precisam. “A Junta só investiu 800 euros nestes cabazes, tudo o resto foi com a ajuda dos empresários”, explica.
Nestes cabazes de Natal as famílias levaram arroz, massa, leite, aletria, salsichas, atum, azeite, óleo, açúcar, bolachas, bacalhau, ovos e bolo-rei.
Arnaldo Pinto Soares lembrou que a Junta de Freguesia de Alfena vai atribuindo ajudas que vão além do apoio alimentar, passando pelo pagamento de rendas ou facturas de água e luz ou medicação. Na loja social as famílias mais carenciadas também são apoiadas com roupas. “Em Alfena já ninguém deita roupa ou mobílias fora. Nós recolhemos e encaminhamos o que não presta para o ecocentro. O resto é para ajudar pessoas”, garante.
Os cabazes de Natal são entregues há 12 anos. Segundo o presidente da Junta, este ano houve uma ligeira diminuição do número de cabazes entregues, graças à diminuição do desemprego e do clima de recuperação que tem atravessado o país.