A Juventude Socialista de Penafiel diz-se preocupada com o estado actual do Orçamento Participativo de Penafiel (OP) Penafiel Participa e questionou, em comunicado, o executivo municipal pela falta de capacidade em iniciar a execução dos projectos vencedores do ano passado, bem como por, em Janeiro de 2019, não ser conhecida a nova edição.
“A Juventude Socialista de Penafiel vem pedir esclarecimentos sobre o processo do Orçamento Participativo de Penafiel relativo a este ano (2018/2019). Na primeira edição do programa (2016/2017) a Câmara de Penafiel tinha apresentado os projectos vencedores do Orçamento Participativo de Penafiel em Dezembro de 2016. Na edição seguinte, que se iniciou em Dezembro de 2017, deu-se a continuidade do Orçamento Participativo de Penafiel 2017/2018, conhecendo-se a votação dos projectos vencedores em Fevereiro de 2018”, lê-se no comunicado enviado pela JS. A estrutura lembra que sempre defendeu o Orçamento Participativo, sendo este um instrumento que possibilita conceder a todos os cidadãos de Penafiel a oportunidade de, em cooperação com a autarquia, apresentar e votar propostas de investimento que permitam o desenvolvimento do município, onde são patrocinados os cinco projectos mais votados com orçamento até 50 mil euros.
“ Até ao momento não há qualquer informação sobre essa matéria, para esta que seria a terceira edição do Penafiel Participa”, lê-se no comunicado. “A JS não quer acreditar que este se tenha tardado de uma manobra eleitoralista por parte da Coligação Penafiel, que procuram, agora, convenientemente esquecer. O OP é um excelente impulsionador para a participação cívica na democracia e na vida política do concelho, bem como um dinamizador social das nossas freguesias e não deve, por isso, acabar. A JS Penafiel aguarda, a bem dos penafidelenses, notícias nos próximos dias”, acrescenta a estrutura partidária.
“Para a autarquia não passa, como já tem vindo a ser hábito por parte da JS, de puro oportunismo político. O Orçamento Participativo em Penafiel está em curso e com sucesso”
Fonte da câmara municipal desvalorizou as criticas. “Para a autarquia não passa, como já tem vindo a ser hábito por parte da JS, de puro oportunismo político. O Orçamento Participativo em Penafiel está em curso e com sucesso”, referiu a mesma fonte que esclareceu que o Orçamento participativo(OP) 2016- 2017 tem todos projectos praticamente executados.
Quanto ao OP de 2018, a mesma fonte declarou que a autarquia tem os projectos em execução e outros em fase de arranque por serem projectos mais complexos e com maior carga burocrática.
“Assim, e para evitar a acumulação de projectos ainda em execução com eventuais novos projectos, em novas edições, entendeu-se realizar-se o Orçamento Participativo de dois em dois anos, ou seja é falso que o Orçamento Participativo esteja esquecido e dizer isso não passa de puro oportunismo político”, afiançou.