A Juventude Socialista de Penafiel defende a criação de um Plano Municipal da Juventude.
A proposta foi feita no passado dia 28 de Dezembro, durante a primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude, presidida pelo vereador Pedro Santana Cepeda.
Segundo a JS, este plano “consistiria em procurar diagnosticar toda a juventude do concelho de Penafiel até aos 30 anos”, respondendo a questões como: “em que freguesia de Penafiel há mais jovens desempregados? Que equipamentos culturais da cidade são mais procurados e que factores pesam mais, a distância ou o preço? Em que zona da cidade o consumo de tabaco é mais elevado entre os jovens? Quantos vão para a faculdade? Quantos já fizeram Erasmus? Rapazes ou raparigas? Quem sai para estudar fora, volta? Que tipo de música mais gostam? Isso muda de freguesia para freguesia?”.
Em nota de imprensa, a estrutura partidária diz que o objectivo é “conhecer a juventude de Penafiel no seu cerne, perceber os seus gostos, preocupações e propostas” de forma a definir políticas da juventude “certeiras”.
“É uma proposta que, se for aplicada, terá um sucesso francamente positivo em áreas diversas respeitantes à juventude”, acredita a JS.
Recorde-se que o Conselho Municipal da Juventude é um órgão consultivo da Câmara Municipal de Penafiel que visa assegurar o direito de participação e de intervenção dos jovens munícipes, através das suas associações ou individualmente e, por outro, auscultar e incorporar as contribuições desses jovens na definição e desenvolvimento de projectos decorrentes da aplicação da política municipal de Juventude, num ambiente de diálogo e experiências entre os vários agentes juvenis concelhios e a população jovem.