Perante o impacto que a pandemia COVID-19 vai ter na economia local, a JS Penafiel defende que este é um momento-chave de revitalizar o centro histórico da cidade de Penafiel.
Em comunicado, a estrutura partidária propõe duas medidas para alcançar esse fim: o encerramento ao trânsito, pelo menos aos fins-de-semana e feriados e a isenção nas esplanadas.
Em causa estão a Rua Dr. Joaquim Cotta, Rua do Paço e Rua Alfredo Pereira, Rua da Misericórdia e Largo da Ajuda. “Não se entende como é que, em pleno ano de 2020, continue a haver carros a asfixiar aquela que é uma das zonas mais nobres da cidade, onde o peão, apesar de prioritário, se sente constrangido à caminhada”, sustenta a JS, sustentando que há estacionamento próximo e infra-estruturas que permitem o acesso a moradores e comerciantes que está “desactivado e inutilizado”.
No seguimento do programa “Juntos Vamos Vencer”, implementado pela Câmara de Penafiel, a JS defende ainda a isenção do pagamento de esplanadas. “Com a inexistência de tráfego automóvel, seria possível expandir as áreas de esplanada de modo a promover os estabelecimentos de restauração da zona ao passo que ajuda estes a cumprir com as medidas de segurança. Esta medida deverá ser alargada aos demais estabelecimentos comerciais do concelho, permitindo o alargamento das esplanadas para, por exemplo, lugares de estacionamento”, alega comunicado.
“A JS Penafiel crê que estas medidas, em articulação, seriam uma mais-valia para revitalizar o centro histórico da cidade neste momento pós-covid-19, pois adquirem um carácter ambiental, de saúde pública, e de promoção do comércio local, tão necessário para reerguer a economia”, termina a estrutura.