A Juventude Socialista de Penafiel realizou um debate sobre a Violência de Género, Doméstica e no Namoro, denominado “As Cicatrizes do Medo”. O palco foi a Junta de Freguesia de Cabeça Santa.
A sessão decorreu no passado dia 12 e contou com Margarida Pacheco, investigadora da UMAR (Unidade de Mulheres Alternativa e Resposta), e Filomena Pereira, advogada e membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco em Penafiel.
Segundo a JS, Margarida Pacheco frisou que a resposta fundamental na luta contra a violência doméstica e de género é “prevenir antes de acontecer”. “Para esta prevenção acontecer é importante incutir desde cedo nos jovens os valores essenciais, como uma boa educação, trabalhar em certas questões, nomeadamente os estereótipos e o preconceito existentes na sociedade actual”, refere nota de imprensa.
Já Filomena Pereira, reforçou o papel importante que a educação nas escolas neste tema. A advogada afirmou, diz a JS, que o tema Violência Doméstica já está a ser abordado de forma eloquente no meio escolar, mas que tudo “depende dos jovens, da educação e da formação que eles vão tendo”.
A JS promete continuar a realizar estas iniciativas descentralizadas de forma a promover, em espaço aberto, mais debates com diferentes focos e perspectivas.