O Conselho Municipal da Juventude de Paredes reuniu, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes.
Durante a sessão, o vice-presidente da Juventude Popular (JP) de Paredes, João de Azevedo Ferreira, que representou a estrutura, apresentou várias propostas para a juventude, muitas delas já defendidas pelo candidato do CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Paredes, José Miguel Garcez.
Segundo nota de imprensa da JP, foi proposta a criação de um centro universitário na sede do concelho com o objectivo de dar vida à cidade de Paredes e revitalizar a economia local e o mercado de arrendamento, assim como a reactivação do Prémio Literário “António Mendes Moreira” de forma a “promover o gosto pela leitura e pela escrita no universo estudantil do concelho e aumentar o sucesso das políticas de Educação”.
Entre as propostas deixadas pelos representantes da JP estão ainda a criação do Programa Jovens com Futuro, que visa a escolha e a participação da juventude em projectos culturais, desportivos, sociais, estimulando a participação cívica dos jovens na vida pública, com uma verba a incluir obrigatoriamente em todos os orçamentos da Câmara de Paredes.
A JP sugeriu ainda a criação do “Startup Paredes”, um programa de inovação e à tecnologia com o apoio de uma rede de mentores, tutores e organizações de renome internacional.
A reunião, presidida pelo presidente da Câmara, Alexandre Almeida, também serviu para eleger novos representantes, tendo sido eleitos Fábio Sousa (primeiro secretário) e João de Azevedo Ferreira (segundo secretário). Como representante do Conselho Municipal de Educação foi eleito André Cunha.
O plenário do Conselho Municipal da Juventude reunirá, ordinariamente, quatro vezes por ano. Trata-se de um órgão consultivo da Câmara Municipal de Paredes que visa assegurar o direito de participação e de intervenção dos jovens munícipes, através das suas associações ou individualmente e, por outro, auscultar e incorporar as contribuições desses jovens na definição e desenvolvimento de projectos decorrentes da aplicação da política municipal de Juventude, num ambiente de diálogo e experiências entre os vários agentes juvenis concelhios e a população jovem.