Participam em actividades radicais, visitam cidades, parques aquáticos, praias fluviais e faróis, experimentam jogar golfe e andar de barco à vela e percorrem trilhos a conhecer o património do concelho. Nas últimas semanas, centenas de jovens estão a participar no programa “Ocupa-te” – Férias de Verão, lançado pelo município de Paredes. O objectivo é ocupar de forma lúdica e cultural uma fase das férias lectivas em que os pais tipicamente ainda estão a trabalhar.
Tudo é gratuito, à excepção do almoço. Os jovens dizem-se felizes por poderem experimentar coisas novas e conhecer novos amigos.
Quem participa gosta e quer repetir
Dos 600 jovens que, até Setembro, participam nestas actividades – cerca de 120 por cada uma das cinco semanas do projecto -, todos têm passado pela Quinta da Valdeira, em Sobreira.
Aí podem praticar slide, arvorismo, canoagem, matrecos humanos ou andar num escorrega aquático, entre outros.
Para alguns jovens é a primeira vez no programa e também a primeira vez que experimentam estas actividades.
Júlia Borges, de 14 anos, é repetente. “Voltei porque é fixe conhecer novos amigos e novas pessoas e porque acabamos por fazer actividades divertidas”, explica a natural de Gandra. “É a primeira vez que fiz canoagem, slide e que andei neste escorrega aquático”, apontava a jovem, dizendo que algumas actividades mudaram em relação à primeira edição. “Gostava de poder repetir”, confessa.
Também no escorrega aquático estão Vasco Bessa e Marta Bessa, gémeos de Baltar, de 13 anos – na realidade são três gémeos, mas o irmão participou noutra semana do projecto. Vieram pela primeira vez. “Vim porque achei divertido. Inscrevi-me em duas semanas e consegui vir às duas. Consegui fazer actividades diferentes. O que gostei mais foi de fazer slide e canoagem, coisas que nunca tinha feito. Se não fosse aqui podia experimentar, mas não ia ser tão cedo. E já fizemos muitos amigos aqui”, garantiu o Vasco. “Andar de barco à vela foi uma experiência diferente. Gostava de repetir estas actividades e que fossem mais semanas. É bom poder experimentar coisas diferentes cá no concelho”, atesta a irmã, Marta.
Leonor Marujo, de 14 anos, é de Lordelo e veio também pela primeira vez. “As minhas amigas tinham-me dito que ia haver e o meu pai também me tinha falado. Achei que seria giro vir e inscrevi-me. Estou a gostar. Experimentei golfe e nunca tinha ido a uma praia fluvial. Já tinha feito aqui actividades radicais, mas estou a gostar de repetir. Já fiz alguns amigos e estou a gostar muito de conviver com eles. As minhas amigas tinham-se inscrito, mas não conseguiram entrar. Para o ano quero-me inscrever outra vez”, testemunha a jovem.
Da mesma idade, João Bessa veio de Louredo e confessa estar a adorar esta oportunidade de férias que não teria de outra forma. “Inscrevi-me nas férias da Páscoa e gostei. Quis experimentar as férias de Verão. Estas actividades são uma grande aventura e conseguimos fazer novas amizades e passar bons momentos e divertidos. Nunca tinha feito arvorismo e gostei. Gostava de repetir esta experiência e poder vir mais que uma semana”, explica.
Para Rui Outeiro, de 14 anos, e Luís Miguel, de 15 anos, amigos “de longa data” de Rebordosa é uma repetição de uma experiência boa. “Gostamos da primeira vez e viemos pelas actividades e para conhecer pessoas novas”, dizem. “Do ano passado para este isto melhorou em alguns aspectos, mas muitas das actividades mantiveram-se as mesmas. São boas, mas podiam aumentar”, diz o Luís. “Eu gostava de repetir o surf”, acrescenta o Rui, ambos fãs das actividades radicais e da adrenalina.
Ocupar os filhos e descansar os pais
“Apesar de quem usufrui do programa serem os jovens o meu pensamento esteve com os pais e encarregados de educação”, sustenta o presidente da Câmara Municipal de Paredes.
“Um dos dramas que temos quando terminam as aulas é como ocupar os filhos”, não esconde Alexandre Almeida, referindo que este programa visa ocupar os filhos enquanto os pais estão a trabalhar. “Os pais podem ficar tranquilos, sabendo que os filhos estão bem ocupados de forma saudável”, garante.
O autarca lembra que, durante estas semanas, os jovens têm a oportunidade “de praticar vela em Matosinhos, canoagem em Gondomar, de estar nesta quinta em várias actividades, de fazer visitas a Braga e visitas ao património de Paredes, com visita à Rota dos Brasileiros, e ter contacto com o golfe”.
“Durante as cinco semanas procuramos que conheçam outras pessoas. São 120 crianças por semana de todas as freguesias e ficam a conhecer outras coisas de Paredes que não conheciam”, atesta.
O programa é gratuito e os pais só têm de contribuir com uma pequena verba para o almoço, sendo os restantes custos assumidos pela autarquia.
A quinta e última semana de actividades decorre entre 2 e 6 de Setembro.