12 jovens do concelho de Lousada estão a frequentar a Hidroterapia e a hipoterapia, uma vez por semana, no âmbito do projecto europeu, do Erasmus +, do qual o município é parceiro.
Este projecto tem como principal propósito aumentar a participação das pessoas com deficiência em actividades sociais através da prática da actividade física de hipoterapia-hidroterapia. Refira-se que estas práticas têm evidenciado desempenhar um papel importante na vida desta população-alvo.
No âmbito deste projecto, pais e treinadores são formados e motivados a aumentar a conscientização sobre hipoterapia-hidroterapia em actividades desportivas.
Os resultados do programa de hipoterapia-hidroterapia são partilhados com todas as organizações, nomeadamente clubes, federações e centros de reabilitação.
A coordenação do projecto é da responsabilidade da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade Inonu e do Centro de Investigação Atli, na Turquia, em cooperação com parceiros europeus, entre os quais o Município de Lousada, Szczecinska Szkola Wyzsza – Collegium Balticum, na Polónia, e a associação público-privada Rijeka Sports Association, na Croácia.
O projecto está a ser desenvolvido desde Janeiro deste ano e prolonga-se até Junho do próximo ano.