Já arrancaram, no Polo de Empreendedorismo de Paredes, as acções de capacitação do programa de voluntariado “Eu sou digital”, que visa a promoção da capacitação digital de adultos, em Portugal.
Com esta iniciativa os jovens são convidados a ser voluntários ensinando aos mais velhos competências ligadas ao mundo da informática e internet.
Sofia Monteiro, de 23 anos, de Parada de Todeia, frequenta a licenciatura de Artes Plásticas, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e é uma das voluntárias já inscritas. “Inscrevi-me porque me apercebi que estes conhecimentos que assumimos como garantidos não são possuídos por todos”, explica, citada em nota de imprensa, referindo que vê o projecto como uma forma de se “sentir útil”, partilhando as suas competências. Está já a ajudar Alice Silva, de 76 anos e natural de Paredes, uma das inscritas no programa. “Estes projectos são muito importantes”, diz a sénior, acrescentando que se inscreveu por ter “algumas dúvidas que gostava de esclarecer”.
As sessões são dinamizadas por jovens voluntários entre os 16 e 30 anos, com conhecimentos de tecnologias de informação. A meta passa por combater o isolamento através de ferramentas digitais de comunicação, tais como aprender a usar o email e outras ferramentas de comunicação, pesquisar na internet e usar as redes sociais, assim como os aspectos essenciais da utilização da internet em segurança. O programa destina-se a adultos com mais de 45 anos que pretendam adquirir competências digitais, de forma a permitir uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependam do acesso à internet.
O projecto resulta de uma parceria do Município de Paredes com o Instituto Português do Desporto e Juventude, o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Activa, o Conselho Nacional da Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis.
As candidaturas para participantes e voluntários continuam abertas.