O Município de Paredes volta a ser parceito do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ e as inscrições já abriram. O projeto vai ser desenvolvido entre 1 de julho e 6 de setembro, nas freguesias de Paredes, Parada de Todeia, Sobreira, Lordelo, Baltar e Aguiar de Sousa, e é dirigido a jovens entre os 16 e os 30 anos. São admitidos 10 jovens por semana.
Esta iniciativa, que este ano tem o tema “Paredes Mais Verde e Sustentável – A Caminho do 10º Youth Goal”, promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, explica o município.
Entre as ações do programa, estão a limpeza e manutenção de Parques de Lazer, vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação e atividades de controlo de espécies invasoras.
O objetivo desta ação, passa por garantir a ocupação dos tempos livres dos jovens e fomentar o cuidado e apreço pela natureza.
O programa prevê que sejam feitas quatro horas de trabalho por dia e cada jovem recebe 13 euros diários.