Entre 2 e 13 de Setembro, Lousada acolhe o Campo de Voluntariado Internacional ‘EcoRivers’.
Segundo a autarquia, a iniciativa vai contar com cerca de 25 jovens, provenientes de 11 países, como a República Checa, Alemanha, Turquia, México, Argélia, Estónia, Bélgica, Itália, França, Brasil e Portugal.
“As principais tarefas que vão desenvolver estão relacionadas com a limpeza e salvaguarda do Rio Sousa, integrando-se com o projecto Lousada Guarda Rios e a futura Paisagem Protegida do Sousa Superior”, explica a mesma fonte.
Trata-se de um evento organizado pelas associações ambientalistas APRISOF e BioLiving, com apoio do município de Lousada e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
O campo vai ter um dia aberto a qualquer voluntário que queira comparecer para ajudar. Será no sábado 7 de Setembro, junto aos Moinhos de Pias, informa a Câmara Municipal de Lousada.
“De um modo mais específico os voluntários vão ter como mote a valorização e salvaguarda dos rios Sousa e Mezio, no que respeita ao se restauro ecológico, controlo de espécies exóticas invasoras, bem como da limpeza do leito e margens dos rios, com vista à regularização do caudal e hidrologia, e restauro da floresta ripícola. Para além disso, esta acção pretende contribuir para a valorização ambiental e paisagística de troços de rio, beneficiação da fauna e flora locais, mas também o fomento do convívio internacional e da troca de experiências, a que se juntam a apresentação e discussão da realidade natural e social das regiões de proveniência dos participantes”, descreve nota de imprensa.
A meta é o incentivo de atitudes e valores ambiental e socialmente responsáveis, o desenvolvimento de acções de formação-acção focadas na aprendizagem individual e colectiva e o envolvimento da comunidade local nas actividades do campo.