Tiago Frutuoso, natural de Paredes, sagrou-se vice-campeão distrital (sub08) de xadrez, depois de concluir a sua participação nos Campeonatos Distritais de Jovens AXP by ISAG 2020, com um total de 3,5 pontos em cinco pontos possíveis, terminando na segunda posição a 0,5 pontos do vencedor.
A competição decorreu, entre os dias 22 e 24 de Fevereiro, na Biblioteca do Instituto Superior de Administração e Gestão contou com mais de seis dezenas de xadrezistas que lutaram pela conquista do título de campeão distrital ao longo dos três dias da prova.
Segundo a Associação de Xadrez do Porto, Tiago Frutuoso tem apenas sete anos participou pela primeira vez nos Campeonatos Distritais de Jovens de Xadrez na variante de partidas clássicas e logo na estreia levou para casa o troféu correspondente ao segundo lugar final.
De acordo com a organização, na variante de partidas clássicas, cada xadrezista dispõe de 1 hora e 30 minutos para efectuar todos os seus lances, existindo ainda um incremento de 30 segundos por cada lance efectuado, podendo as partidas prolongar-se para lá das quatro horas de duração total.
A equipa maiata d’ “O Amanhã da Criança” (títulos nos sub16 e sub18) arrecadou dos títulos, a Escola de Xadrez do Porto (sub10 e sub14) obteve também dois títulos e a formação do Profigaia (sub20), Academia de Xadrez de Gaia (sub12) e Xeque-Mate Rosário (sub08), obtiveram respectivamente um título.
Na competição destinada aos xadrezistas veteranos, o Grupo de Xadrez do Porto conquistou os títulos nos escalões 50 anos, mais de 65 anos e mais.