Maria Eduarda Castelo, de 14 anos, consagrou-se, no passado sábado, Campeã Regional Ensino Norte, nível Médio, durante o Campeonato Regional Ensino Norte, Dressage 2019 (equitação), realizado em Ponte de Lima.
O campeonato começou em Janeiro e, ao longo do ano, houve várias provas em três níveis diferentes e depois esta final que decorreu em Ponte de Lima. No somatório de todas as provas, a jovem pacense foi a que teve mais pontos.
“Foi muito bom. No ano passado também tinha feito este nível e senti que estava melhor agora”, confessa ao Verdadeiro Olhar, referindo que esta é a segunda vez que participa neste campeonato e que nas provas todas em que costuma participar há pouca gente da sua idade.
A mais recente campeã regional revela que começou na equitação por volta dos oito anos, depois de muito ter pedido aos pais. Concilia os treinos e as provas com a escola, mas diz que é uma tarefa “nada fácil”, uma vez que tenta treinar duas a três vezes por semana e, nas férias, todos os dias.
Cantor é o cavalo que a acompanha desde sempre. Conta que a relação com ele “é incrível” porque, “como ele é muito manso”, pode “fazer qualquer coisa que ele deixa”.
Olhando para o futuro, Maria Eduarda Castelo quer continuar na equitação, mas conta que também gostava de ser veterinária, “mas de cavalos e de vacas”.
O seu treinador, Fernando Carneiro, montou o cavalo Faraó e consagrou-se Vice-campeão Regional Ensino Norte do nível Complementar.
Entre as várias vertentes da equitação que se pratica em Portugal existe o “dressage”, com provas de vários níveis de dificuldade que correspondem ao nível de ensino e aptidão do cavalo e cavaleiro e, por conseguinte, apresentam exigências diferenciadas, descreve a autarquia. Permite a participação de cavalos e cavaleiros desde juvenis ou principiantes.