Zita Silva, jovem de Paredes actualmente a viver em Londres, venceu o Festival de Jovens Músicos 2018 na disciplina de Harpa.
Este prémio é promovido anualmente pela Antena 2 – RTP e contou novamente com a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian nesta 8.ª edição.
Zita Silva começou a estudar Harpa aos oito anos com a professora Áurea Guerner, no Conservatório de Música do Porto. Licenciou-se com Primeira Classe e Honras em Música em 2015 e completou o Mestrado em Artes com Distinção em 2017, na Royal Academy of Music em Londres, com a Professora Karen Vaughan e a Professora Emerita Skaila Kanga, com o apoio das bolsas de estudo Fundação Calouste Gulbenkian, Santander Universities UK e Golden Charitable Trust. A jovem, diz nota de imprensa, foi premiada nacional e internacionalmente em vários concursos, tendo sido vencedora do Prémio Jovens Músicos em Música de Câmara em 2014 e agora, em Harpa, em 2018.
A artista tem sido convidada a integrar várias orquestras nacionais e internacionais tais como Royal Scottish National Orchestra, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Academy Symphony Orchestra, dando-lhe oportunidade para trabalhar com maestros de renome, como Semyon Bychkov, Sir Mark Elder, Sir Andrew Davies, Yan Pascal Tortelier, Pedro Neves e Joana Carneiro.