Que a região é fértil em jovens talentosos, criativos e com capacidade para deixar marcas no mundo já nós sabíamos. 2015 voltou a provar isso. Optamos por distinguir um conjunto de jovens que se distinguiram em três áreas distintas: a investigação, a música e o desporto.
Este ano, o título de Jovem do Ano VERDADEIRO OLHAR vai para Marcelo Barbosa, investigador lousadense premiado por um dos centros de investigação mais importantes do mundo – o CERN.
Marcelo Barbosa, de 29 anos, cresceu e estudou em Lousada até entrar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Depois de participar num programa de Verão para estudantes no CERN decidiu enveredar pela investigação e integrou o Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP-IN) onde se dedica a estudar vários materiais através da introdução de átomos radioactivos no processo. O valor do seu trabalho foi reconhecido pelo júri do concurso realizado na conferência comemorativa dos 50 anos do laboratório de feixes de iões radioactivos do ISOLDE-CERN, onde trabalham e colaboram centenas de cientistas, dos melhores do mundo nesta área de investigação.
Quem também deu mostras do seu valor este ano foi a violinista Francisca Portugal. Na altura com 16 anos, a jovem de Penafiel foi seleccionada, entre milhares de candidatos de todos os Estados-Membros, para a Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE), que lhe deu a possibilidade de participar em ensaios e ter aulas com músicos prestigiados, na Áustria. Foi a violinista mais jovem a candidatar-se o que ainda engrandece mais o seu feito.
Francisca Portugal, que já ganhou vários prémios nacionais, acredita que esta oportunidade a ajuda a crescer como música e vai ser importante para a sua carreira de violinista profissional.
Mariana e José Souto, campeões do mundo de patinagem artística em Pares de Dança
Não é um, mas dois os jovens, irmãos e parceiros das competições de patinagem artística ao mais alto nível, que decidimos distinguir. Não podíamos deixar de destacar o trabalho de Mariana e José Souto, atletas da Academia de Patinagem Artística da Casa do Benfica em Paredes, que se sagraram, em 2015, campeões do mundo em Pares de Dança Juniores, tornando-se o primeiro par de dança português a conquistar uma medalha de ouro no campeonato do mundo. Este foi um ano de ouro para estes jovens que já tinham vencido o campeonato da Europa.
A nível individual, este ano, José Souto sagrou-se bi-campeão do mundo em solo dance e Mariana Souto, vice-campeã da Europa, na mesma categoria.
Conheça os premiados das outras categorias: