O Núcleo do CENFIM de Amarante conquistou três medalhas de Ouro no 45.º Campeonato Nacional das Profissões, disputado em Portimão.
Cristiano Bessa, de Penafiel, e Paulo Ramos, de Celorico de Basto, ambos formandos da instituição, foram os melhores na Robótica Industrial e alcançaram a medalha de ouro, adianta nota de imprensa que destaca “a excepcional prestação deste jovem estudante penafidelense”.
Nesta competição que distingue os melhores em cada profissão, Marco Costa, de Felgueiras, também chegou ao ouro em Mecânica Industrial. Roberto Gonçalves, de Felgueiras, foi bronze em Serralharia Civil. Conquistaram ainda medalhas de excelência Pedro Ribeiro, de Amarante, em Soldadura, e Diogo Magalhães, de Lousada, em Fresagem CNC.
O CENFIM de Amarante participou com 10 concorrentes e oito jurados e atesta que “as prestações dos formandos foram excelentes, demonstrando boas competências de aprendizagem e um elevado nível de competição”. “Os nossos concorrentes e jurados dignificaram e valorizaram o nosso sector, provando que a nossa região está na linha da frente na formação profissional de excelência” afirma José Silveira, director do Núcleo CENFIM de Amarante, citado em nota de imprensa, frisando que estes são “os Jogos Olímpicos das profissões”, com participantes de alta competição.
Os jovens medalhados nesta etapa nacional poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro de 2023 em Gdánsk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em Setembro de 2024.
Nesta edição do Campeonato das Profissões participaram 364 concorrentes e 217 jurados nas 54 profissões presentes. Foram entregues 184 medalhas, sendo 59 de ouro, 34 de prata, 33 de bronze e 58 medalhas de excelência.